O que são moscas volantes?
O interior do globo ocular é preenchido por uma substância transparente e gelatinosa chamada humor vítreo. Com o avanço da idade, à medida que o olho envelhece, esse humor vítreo pode degenerar, provocando condensações de fibras de colágeno que projetam sombras na retina e aparecem na visão como manchas flutuantes. A essas manchas chamamos de moscas volantes. Com o passar do tempo o humor vítreo pode se desprender da retina, um processo conhecido como Descolamento do Vítreo Posterior, que provoca um aumento súbito no número das moscas volantes.
Moscas volantes têm tratamento?
Sim, a vitreólise é um procedimento a laser não invasivo e indolor que pode eliminar o distúrbio visual causado pelas moscas volantes. O objetivo da vitreólise é fragmentar as fibras das condensações vítreas, obtendo uma melhora funcional e possibilitando que o paciente retome as atividades do dia a dia.
Como funciona a vitreólise?
A vitreólise consiste na aplicação de pulsos de laser que convertem as moléculas de colágeno em gás, dissolvendo as moscas volantes. O resultado final é que a mosca volante é reduzida a um tamanho que não cause mais distúrbio visual. É um procedimento seguro, eficaz, realizado em consultório e que dura cerca de 20 minutos.
A vitreólise pode ser realizada em todos os casos de moscas volantes?
Nem todas as moscas volantes podem ser tratadas com a vitreólise. É necessário passar por um exame oftalmológico para avaliar a indicação do tratamento. Dependendo do tipo e da localização da opacidade vítrea, o melhor tratamento pode ser a vitrectomia.